rss
email
twitter
facebook

domingo, 13 de maio de 2012

Dicas Culturais 2.0

O fascínio que tenho por livros, devo a meu pai que herdou o mesmo fascínio de meu avô. Cresci num ambiente no qual a leitura é tão importante quanto respirar e trabalhar. 

Não me canso de ouvir meu pai dizer com muita satisfação que, no seu tempo de estudante universitário, ficou várias vezes sem almoçar a fim de destinar a maior parte do dinheiro, enviado de Fortaleza pelo meu avô, para a compra de livros em sebos no centro da cidade.

Na polícia, antes de se aposentar, tornou-se conhecido como o "delegado filósofo", sempre prendendo a atenção dos colegas com a erudição que demonstrava em assuntos relacionados à Política, à Literatura, à Filosofia e ao Espiritualismo...

Nunca vou esquecer quando, nas madrugadas, ele me colocava dentro do carro para irmos até uma livraria que havia no aeroporto. Impagável era sentar-me no chão da loja, perder a noção das horas, espalhar e folhear as obras cheias de informações e desenhos, sentindo aquele perfume maravilhoso de livro novo... Mas o melhor ficava para o final: "filho, quer levar alguma coisa?".  Eu contava, então, com uns três anos de idade. Repetiríamos esses momentos por mais alguns anos, felizmente.     

Minha mãe vive reclamando, até certo ponto bem humorada e resignada, porque se preocupa em saber onde vão caber os próximos livros que compraremos... Só aqui em casa, já  são aproximadamente dois mil exemplares... e chegando mais... Imaginem a trabalheira que dá arrumar e fazer a faxina em tudo isso...

Uma curiosidade pré-histórica (com o perdão do trocadilho): até hoje, tenho guardado o primeiro livro que comprei. Ele pode ser visto aqui: frente e verso.

Bom, vamos agora para mais algumas dicas de excelentes livros, desta vez, na área de biografias, aquisições recentes (as sinopses não são minhas):


- Minha Vida - Charles Chaplin

Charles Chaplin - o nome é mágico. Quem é o comediante de calças ensacadas e bigodinho preto que provocou risos e lágrimas em milhões de criaturas? Como pôde o rapazinho conquistar Hollywood com a sua inimitável mistura de drama e alegria? Quem se esconderá por trás do personagem universalmente amado que ele inventou e dos grandes filmes que fez?

Neste livro, Carlito narra a extraordinária história de seu trabalho, de sua arte, de seus amores, suas amizades, sua filosofia, seus julgamentos e suas decepções. É uma história extremamente humana que ele conta com maravilhosa vivacidade.

Carlito é reconhecidamente um dos raros gênios indiscutíveis do século XX. O olhar agudo da publicidade penetrou seus amores, seus casamentos e suas rusgas com a burocracia americana. Podemos acompanhá-lo em meio dos seus julgamentos etribulações, que terminam com sua partida da América para a Suíça, onde viveu com a famosa esposa Oona e seus oito filhos alternadamente alegre e séria, absorvente da primeira à ultima página, acima de tudo autêntico e brilhante reflexo de um grande ser humano, esta é, sem dúvida, uma das mais importantes autobiografias do nosso tempo.


- CHAPLIN: Uma biografia definitiva - David Robinson

O maior ícone da história do cinema, Charlie Chaplin, viveu uma das mais dramáticas jornadas da pobreza à fama. Sua vida foi marcada por contrastes extraordinários: a criança de um bairro pobre de Londres que se tornou multimilionário; o palhaço cinematográfico que era um perfeccionista compulsivo por trás das câmeras; o astro bajulado que caiu publicamente em desgraça após escândalos pessoais e políticos.

Esta biografia, definitiva e atraente, é a única a ter tido acesso irrestrito aos arquivos de Chaplin. A presente edição oferece um variado conjunto de fotos e a mais completa filmografia do gênio. Inclui também novo material revelador acerca dos casamentos de Chaplin, seu caso com a atriz Louise Brooks, a perseguição que ele sofreu do FBI durante a caça aos comunistas, revelando o papel da agência no caso de “prostituição” aberto contra ele, e a importância do filme de Richard Attenborough, Chaplin. “Não consigo imaginar como alguém poderia escrever um livro melhor sobre assunto tão complexo... comovente e divertido, assustadoramente completo e profundamente respeitoso.” Sunday Telegraph “Uma destas biografias viciantes que você começa vasculhando o sumário para achar os itens que lhe interessam... e quando a noite chega você está lendo o livro de cabo a rabo.” Financial Times “É um trabalho sólido, e reflete um talento maciço.” The New York Times Book Review.


- Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade - M. K.  Gandhi

Os editores apresentam pela primeira vez no Brasil em tradução direta do inglês, a obra de Mohandas K. Gandhi Autobiografia: Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade. Trata-se de mostrar ao público brasileiro uma parte importante - e das mais representativas - da extensa obra escrita desse notável pensador, político e educador indiano. Num momento em que questões relativas à ética, à liberdade, aos direitos humanos, e à exclusão social se tornam desafiadoras e, em muitos países, de solução inadiável, abordá-las é uma tarefa que interessa a todos os setores da sociedade.

Conceitos como a não-violência, por exemplo, são detalhadamente apresentados e fundamentados pelo autor. Ao lado da educação e dos trabalhos comunitários, ela surge como instrumento de primeiríssima necessidade para a definição de novos modos de interação humana. Por tudo isso a apresentação desta obra atende a uma necessidade básica, em especial se levarmos em conta que o colonialismo - para cuja abolição Gandhi tanto se empenhou - hoje ressurge sob novas formas e em escala planetária.

Como todo pensamento fundamental, o ideário gandhiano cresce em universalidade e atualidade à medida que os anos passam. Não seria adequado, portanto, procurar inseri-lo em uma determinada escola, contexto ou época. A saga gandhiana é um exemplo luminoso de como a resistência à opressão - que inclui a que impomos a nós mesmos - precisa começar pelo trabalho com o ego e estender-se à coletividade. Esse trabalho inclui uma fundamentação ética precisa e uma disciplina rigorosa, que precisa ser exercida no plano prático, isto é, na lida com as atividades do dia-a-dia, inclusive - e talvez principalmente - no âmbito da política.A vida de Gandhi é um eloqüente testemunho disso - e também uma pungente demonstração das dificuldades que um projeto desse porte implica. Sua história mostra como o sagrado está presente também no mundo natural e por isso mesmo entre nós - revela como ele faz parte do cotidiano e emerge da convivência pacífica entre pessoas.


- Memórias, Sonhos e Reflexões - C. G. Jung

Reunidas e editadas poucos anos antes da morte de Jung, por Aniela Jaffé, sua colaboradora, essas memórias se apresentam como uma auto-análise de um dos grandes pensadores da humanidade. Nelas, estão presentes fatos como a pesquisa do inconsciente como caminho do eu interior, a infância de um filho de pastor, as divergências da psiquiatria do princípio do século e as viagens à África.


- JUNG: uma biografia ( Vol. 1) - Deirdre Bair

A premiada biógrafa de Samuel Beckett, Simone de Beauvoir e Anaïs Nin disseca neste livro a vida, a obra e as controvérsias que marcam um dos nomes fundamentais da história da psicanálise. O livro é fruto de cerca de oito anos de pesquisa intensa, lidando com farta e por vezes inédita documentação. Com seu foco objetivo e equilibrado, consegue fugir tanto da bajulação "hagiográfica" quanto do rancor de tantos estudos do gênero, que não conseguem captar Jung para além das distorções movidas pela ingenuidade ou oportunismo.

Esta obra tem pleno direito de ser considerada uma das mais completas abordagens já feitas da vida longa, densa e atribulada de um dos gigantes da psicologia moderna, nome de proa dos primeiros tempos da psicanálise, antes da dramática ruptura com Sigmund Freud, em 1912 e 1913.   


- JUNG: uma biografia ( Vol. 2) - Deirdre Bair  

O próprio Carl Gustav Jung (1875-1961) advertia aos candidatos a biografá-lo - ele é um 'fenômeno um tanto complicado', que dificilmente seria compreendido por um único estudioso isoladamente. Sugeria um 'comitê' - nunca estabelecido - que somasse estudos biográficos parciais, oriundos de campos diversos como a medicina, a filosofia, a religião, a mitologia e a arte. Nessa mesma linha, o biólogo Adolf Portmann disse que a trajetória de Jung só seria inteligível pelo esforço conjunto de 'diversos trabalhos de vulcanologia'. Por aí se vê o tamanho da ousadia da jornalista e escritora norte-americana Deirdre Bair ao tomar o psicólogo suíço, em todas as 'erupções', como tema de seu 'Jung, uma biografia'.

Lançado originalmente em novembro de 2003, o livro é fruto de cerca de oito anos de pesquisa intensa, lidando com farta e por vezes inédita documentação. Com seu foco objetivo e equilibrado, consegue fugir tanto da bajulação 'hagiográfica' quanto do rancor de tantos estudos do gênero, que não conseguem captar Jung para além das distorções movidas pela ingenuidade ou oportunismo.


- Fernando Pessoa: uma quase autobiografia - José Paulo

Fernando Pessoa - Uma Quase Autobiografia' é uma obra sobre as muitas personas assumidas pelo poeta português. José Paulo Cavalcanti procurou revelar os heterônimos que habitaram o imaginário e a escrita de Fernando Pessoa, apresentando a produção e as origens de cada um deles. O autor buscou saber quem foi o homem Fernando Pessoa, como ele vivia, com quem se relacionava e quem foram as personas que ganharam vida com ele - segundo José Paulo, eram 127 no total. A obra apresenta frases e citações do poeta, mas também contém depoimentos de pessoas que conviveram com ele e contribuições do próprio autor. Ao longo de toda a obra, José Paulo Cavalcanti traduz e procura explicar cada expressão portuguesa usada, tanto na obra de Pessoa como em depoimentos ou outros registros. 


- Minha Terra e Meu Povo - Dalai Lama

Escritas pelo jovem Dalai-Lama no exílio, essas memórias recriam a milagrosa trajetória que se inicia com seu nascimento e os primeiros anos de vida, prossegue com a busca e a emocionante descoberta daquele que é a reencarnação do Dalai-Lama, e termina com a fuga para o exílio, depois de terrível perseguição. Narrada com a simplicidade característica deste grande líder, o livro transporta o leitor para o Tibet, apresentando seus costumes, a mentalidade de um povo profundamente espiritualizado em sua fé budista e, acima de tudo, revela a evolução de um homem extraordinário que luta pela libertação de seu povo, tocando a todos com a sua bondade.

____________________

Por enquanto é só pessoal... Em breve postaremos mais dicas culturais. Para acessar o post contendo as dicas anteriores clique aqui.

0 vozes:

Postar um comentário