rss
email
twitter
facebook

terça-feira, 9 de julho de 2013

Conto Zen*





Hui Tzu caminhava com Chuang Tzu pela beira do rio, e Chuang comentou: “Veja como os peixes estão alegres no riacho!”.

“Um momento”, disse Hui Tzu. “Já que você não é um peixe, como sabe que eles estão alegres?”

“E já que você não sou eu, como sabe que eu não sei que os peixes estão alegres?”, disse Chuang Tzu.

Hui contra-atacou: “Se eu, não sendo você, não posso saber o que você sabe, imagine você – que não é peixe, saber o que eles sabem!”.

“Deixemos de discussões inúteis”, replicou Chuang Tzu. “Voltemos à pergunta original: como eu sei que os peixes são felizes?”

“Exato”, disse Hui.

“Porque me fazem feliz”, concluiu Chuang. “A felicidade contagia”. 

_________________


Na música: "Tales From the Heart of Chuang Tzu", by Oliver Shanti & Friends. Na imagem: ukyo-e by Tsukioka Yoshitoshi

*Nota: o conto acima não é de minha autoria.

0 vozes:

Postar um comentário